NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
A CIPA é um órgão composto por representantes dos empregadores e dos empregados, com o objetivo de colaborar na prevenção de acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. A norma NR 05 estabelece a necessidade de treinamento adequado para os membros da CIPA, ressaltando a importância da capacitação profissional nesta área.
• Constituição e estruturação
• Processo eleitoral / Funcionamento / Treinamento / Terceirizados
• Pressões Anormais / Riscos Químicos / Riscos Biológicos
• Riscos Mecânicos ou de Acidentes
• Noções sobre Acidentes de Trabalho
• Noções sobre Doenças de Trabalho
• Etapas da Investigação
• Riscos operacionais
• Classes de Incêndio
• Noções Básicas de Primeiros Socorros
• Noções sobre Legislação Trabalhista
• Princípios de Higiene e Medicina do Trabalho
• Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e a Outras Formas de Violência no Trabalho. (Portaria MTP nº 4.219 de 20 de dezembro de 2022)
• Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho;